Jovem aprendiz: Saiba o que é, como funciona e como participar

Encontrar um emprego sem experiência para muitas pessoas não é algo fácil. Já pensou que a sua primeira oportunidade pode ser como jovem aprendiz? Saiba agora o que é e como funciona para dar o primeiro passo na sua vida profissional.

Existem hoje muitas pessoas desempregadas no Brasil, a situação se agravou com a época pandêmica. Portanto, hoje mais de 14 milhões de brasileiros estão sem vagas no mercado de trabalho. Com isso muitos profissionais começam a aceitar empregos em posições iniciais em empresas.

A lei de aprendizagem é uma forma do Governo Federal garantir a concorrência no mercado de jovens sem experiência. Assim, dando a chance de ter uma vaga para começar a trabalhar de maneira que não atrapalhe o desenvolvimento do jovem.

Jovem aprendiz: Saiba o que é, como funciona e como participar

O que é o programa de aprendizagem

A lei de aprendizagem não é apenas uma forma de conseguir um emprego sem experiência. Assim, é também uma forma de inclusão no mercado de trabalho da melhor maneira possível. Isso inclui dentro do programa de aprendizagem, responsabilidades para desenvolver tecnicamente o jovem.

Além do emprego, o profissional sem experiência precisa desenvolver a parte técnica através de cursos, palestras e orientações. Tudo para ambientar o jovem a realidade do mercado da maneira mais apropriada a vida de trabalho comum.

Sobre as vagas

As vagas destinadas ao jovem aprendiz, geralmente são oportunidades que tem responsabilidade de auxílio. Com isso propiciar um trabalho que seja desafiador, porém sem ultrapassar os limites técnicos.

Com o tempo as funções crescem e a responsabilidade aumenta de acordo com o nível de desenvolvimento do jovem aprendiz. Geralmente estão dentro das atribuições na área administrativa:

  • criar planilhas
  • Realizar conferências de lista
  • Atendimento por email, telefone ou pessoalmente

Estão dentro da área de atribuições operacionais:

  • Ajudar no controle de estoque
  • Auxiliar a vendas, atendimento, estoque de acordo com a empresa

Benefícios de ser jovem aprendiz

O maior benefício para o jovem é ter a primeira oportunidade de emprego. Além disso, uma chance de desenvolver uma carreira dentro ou fora da empresa. Sem que isso atrapalhe a evolução acadêmica do profissional.

Outros benefícios das vagas de aprendizagem são:

  • FGTS, 13º, férias
  • 4 até 6 horas de trabalho
  • Vale transporte, vale refeição
  • Remuneração mensal
  • Capacitação técnica profissional

Requisitos mínimos

O principal requisito é o que faz valer a lei, que o jovem não tenha experiência profissional comprovada na carteira de trabalho. Assim, isso serve para que as vagas realmente sejam recebidas por pessoas sem espaço no mercado por conta da falta de experiência inicial de trabalho.

Outros requisitos para ser jovem aprendiz são:

  • Estar matriculado em uma escola de acordo com a sua idade, ou ter concluído o ensino médio
  • Ter idade entre 14 até 21 anos
  • Conhecimento básico em informática

Como se inscrever para jovem aprendiz?

Para se inscrever é bem simples, existem na área das médias e grandes empresas de 5 até 10% das vagas destinada para aprendizagem. Com isso basta você ir em uma marca que goste e se candidatar.

Portanto, para ter acesso a vaga de aprendizagem, e outras vagas interessantes, continue conosco por aqui!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0

Carregando, aguarde…