Em primeiro lugar, o que é FGTS? O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todos aqueles que possuem contratos de trabalho formal. Então, a cada mês que a pessoa trabalha, a empresa é obrigada a depositar 8% do salário bruto mensal na conta do FGTS.
Portanto, caso ainda não tenha feito o acompanhamento do seu saldo, consulte o guia passo a passo para verificação do FGTS por CPF (Cadastro de Pessoa Física). Desta forma, você garantirá que seu valor seja depositado corretamente todos os meses.
Afinal, o que é o fundo de garantia? Este programa foi fundado em 1966 para fornecer reservas financeiras para trabalhadores oficialmente registrados. Então, a Lei nº 8.036/90 estipula essa função e, portanto, obriga o empregado a depositar 8% do total do salário mensal, como citamos acima.
No entanto, esse valor não pode ser deduzido do salário líquido. Pensando nisso, vamos ensinar como consultar o extrato do seu FGTS, para saber se está sendo devidamente depositado, acompanhe!
Como funciona e como é o FGTS?
Primeiramente, o FGTS é um benefício que tem um objetivo de ajudar as pessoas na vida financeira após serem desligadas de seus empregos sem justa causa.
Portanto, com esse projeto os trabalhadores tem o direito garantido para sacar os fundos arrecadados no fundo.
O princípio de funcionamento do sistema é o seguinte: O empregador deposita mensalmente em nome do empregado um valor equivalente a 8% do salário do empregado na Caixa Econômica.
Após isso, se o funcionário for mandado embora ele poderá sacar o valor total com acréscimos rescisórios de 20 a 40%. Ao conseguir acesso ao extrato do FGTS o trabalhador poderá ver o saldo mensal quando quiser.
Como consultar o FGTS pelo CPF?
Você sabia que seu CPF pode consultar o FGTS? Existem duas formas de consultas: pelo site e pelo aplicativo oficial do FGTS administrado pela Caixa. Por isso, veja a seguir os passos de como fazer isso:
Como consultar com o CPF pelo site
- De começo, entre no site da Caixa Extrato de FGTS;
- Após isso, digite o número NIS (Número de Identificação Social), CPF ou até o e-mail;
- Então, acesse o site com o login (se esqueceu a senha aperte em Esqueci a Senha’) ou então se cadastre;
- Siga todas as instruções preenchendo cada informação que o site pede e responda as perguntas que são feitas de segurança;
- Verifique o e-mail enviado e confirme;
- Faça uma senha com 6 ou 8 dígitos e anote em um ligar seguro para acessar sempre com a senha;
- Por fim, após acessar a área de login, procure pela opção ‘’FGTS’ para conseguir consultar as informações necessárias, como o extrato de depósitos.
Como consultar o saldo com CPF pelo aplicativo?
Assim como é possível consultar pelo CPF no site, existe a opção de consultar pelo aplicativo desenvolvido para Android e IOS, veja o passo a passo:
- Entre na loja de aplicativos do seu smartphone baixe o app;
- Em seguida, abra e clique na função ‘’Entrar no aplicativo’’;
- Insira o seu CPF e clique em ‘’Próximo’’;
- Caso não tenha cadastro, faça com os dados solicitados;
- Entre no e-mail e confirme;
- Entre no aplicativo novamente e confirme as informações;
- Por fim, consulte as informações que deseja e o extrato de saldo.
Pingback: Consultar FGTS pelo CPF - LP - Orientação Financeira