Todos os trabalhadores com dinheiro na conta do FGTS podem acessá-lo, e os trabalhadores podem optar por aderir à nova modalidade. Contudo, essa é uma alternativa da rescisão contratual, que prevê o direito de saque do saldo do FGTS em caso de desligamento sem causa das empresas.
Portanto, ao escolher o saque-aniversario, o funcionário pode sacar o valor todos os anos, no mês de seu aniversário ou nos dois meses seguintes.
No entanto, no caso de desligamento, o trabalhador que desistir do aniversário receberá multa de apenas 40% do FGTS. O depósito da empresa deve ser concluído antes do dia 7 de cada mês.
O fundo visa ajudar os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Portanto, é uma reserva monetária que pode ser utilizada nesta situação, ou em outras situações específicas, como o financiamento de uma casa. Dessa forma, é possível ao cidadão utilizar o valor de seu FGTS para pagar ou quitar a aquisição ou construção de novo imóvel.
Para o que serve o saque-aniversario?
Primeiramente, preciso saber que as pessoas beneficiarias que escolherem sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) no saque-aniversario podem sacar sempre no mês que faz aniversário, ou até mesmo dois meses depois. Anualmente, é postado um calendário oficial do governo para que as pessoas saquem na hora certa.
Entretanto, para aqueles que perdem o prazo de saque, geralmente o valor volta para a conta. No entanto, as pessoas que optam por esse saque quando são mandadas embora perdem o direito de receber o valor integral.
Como pedir o saque-aniversario?
O pedido pode ser feito no sistema do FGTS, existem várias opções para solicitar entre, site, banco online da CAIXA ou agência. Porém, se o trabalhador fizer alterações após o prazo, ele começará a receber esse pagamento no próximo ano.
Mas, também é permitida a transferência de contas do FGTS para pagar moradias própria, doença grave, aposentadoria, desastre público entre outros.
Inicialmente, os trabalhadores que estão optando pelo saque-aniversário podem sacar parte de seus fundos de várias maneiras anualmente. Seja caixas eletrônicos, agência, loteria ou retirada digital. Veja a seguir como sacar nessas opções:
-
Saque-aniversario pela Lotérica
De início, para sacar dinheiro em lotéricas, basta ter cartão de cidadão e senha, podendo sacar até 3.000 reais. Agora, para maiores valores, o trabalhador pode dirigir-se à Agência da Caixa.
No Caixa Eletrônico
Todos os funcionários que seguem esse método podem sacar dinheiro do aniversário no caixa eletrônico. Ou seja, exige que na hora da solicitação a pessoa fale para os agentes para conseguir sacar sempre no caixa. Mas, o trabalhador pode também se inscrever em uma agência física da Caixa Econômica Federal ou por meio do Internet Banking CAIXA.
-
Sacar no modo digital
Contudo, nesse modelo o pessoal deve utilizar o aplicativo FGTS. Lá, você pode consultar o valor disponível para saque. Portanto, basta abrir uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber o valor gratuitamente.
Após isso, o valor é liberado depois de dias uteis. Além disso, os beneficiários podem realizar o upload dos documentos pessoais, podendo também acompanhar status de solicitações e extratos.
Pingback: Saque aniversário FGTS - LP - Orientação Financeira